SP: vacinação de cães e gatos contra a raiva começa dia 21

A cidade de São Paulo inicia na segunda-feira, 21 de maio, a Campanha de Vacinação contra Raiva em Cães e Gatos. A ação será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses e das Supervisões de Vigilância em Saúde até o dia 3 de junho. Segundo a prefeitura, a meta é imunizar cerca de um milhão de animais.

A campanha estava suspensa no Estado desde 2010, quando alguns animais que haviam sido imunizados apresentaram reações graves e alguns chegaram a morrer. Agora, depois de uma série de testes nas vacinas, o Ministério da Saúde garante a segurança das aplicações.

Donos responsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.

A raiva é uma doença contagiosa, transmitida pelo contato, de caráter agudo, ou seja, quando os sintomas aparecem são de forte intensidade e podem levar a morte. É causada pelo Rhabdovirus, que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado.  Além da transmissão entre cães, gatos e até morcegos, a raiva também pode afetar os seres humanos.

Então, fique de olho e  não deixe de imunizar o seu companheiro, pois essa é a única maneira de prevenção. Desta forma, tanto o pet quanto sua família estarão seguros e podem aproveitar o melhor desta amizade.

Postos fixos durante a campanha:

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses
Rua Santa Eulália, 86 – Santana
Informações: (11) 3397-8900 / 8901

SUVIS Parelheiros
Rua Cristina Schunck Klein, 23 – Parelheiros
Informações: (11) 5920-2779

Clique aqui para conferir a lista de postos itinerantes.

Saiba quais são as vacinas fundamentais para cães e gatos.

About Fernanda Borges